segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Terminologia

As cantigas ou são ateúdas ou não o são. Ateúdas são aquelas em que o discurso continua de cobra para cobra, com encavalgamentos sucessivos. Existem ateúdas sem finda e ateúdas com finda. 


Finda é o destacado rebordo final usado por certas cantigas para generalizações resumitivas do assunto delas. Em geral, as rimas da finda são as últimas da última cobla.


Deve considerar-se a cobla como a unidade de estrutura e de sentido de uma cantiga. A cobla é afectada por repetições internas que são antes de mais "exercícios" de coesão discursiva: o dobre e o mordobre (ou mozdobre).

Dobre é a repetição de uma palavra na cobra e (optimizando) na mesma posição estrutural. Há dobres internos e dobres em posição de rima. Diferentes cobras escolherão diferentes palavras para dobre.


Mordobre é a repetição da mesma palavra diferentemente flexionada, em posição estrutural idêntica, e em rima ou não. Podem considerar-se imperfeitos os dobres e os mozdobres quando estes não ocorram em todas as coblas, ou quando seja diferente a sua posição estrutural.

Rima
Palavra perduda é o nome dado ao verso que em todas as coblas e na mesma posição estrutural aparece sem correspondência rimática.

Palavra rima é o nome dado ao processo pelo qual uma palavra ou um sintagma se repetem em posição de rima na mesma posição em todas as estrofes. Quando existam excepções a palavra rima será imperfeita; quando se conjuguem dobre e palavra rima, teremos a palavra rima dobrada.


Rima derivada é o nome dado ao processo pelo qual palavras em variação flexional, ou derivadas por sufixação ou prefixação, aparecem numa cantiga em posição de rima, de forma mais ou menos sistemática. Pode entrar pelos domínios do mordobre.


Paralelismo consiste grosso modo na repetição de estruturas sintáctico-semânticas, com finalidades rítmicas e para sublinhar intencionalidades de sentido.

Paralelismo literal consiste na repetição de um verso em coblas diferentes (normalmente sucessivas) com variação no final. A variação atinge-se por substituição de sinónimos ou por transposição quiásmica.

Fala-se de repetição literal quando o verso é integralmente repetido, quer no refrão, quer fora dele.

Leixa-prem consiste na repetição integral de um verso com uma cobla de intervalo, tal que o segundo verso da primeira cobla é o primeiro da terceira e assim sucessivamente. Prefere acentuadamente os dísticos e vem sistematicamente associado ao paralelismo literal.

As cantigas são estruturadas como géneros, classificáveis em maiores, menores e/ou contaminados. A tripartição opera com os géneros maiores: cantigas de amor, cantigas de amigo e cantigas de escárnio e mal dizer. Os outros tendem a ser recolhidos na área destinada ao escárnio e mal dizer.

Américo Lindeza Diogo, Lírica Galego-Portuguesa, do que foi sendo, do que possa ser

Sem comentários:

Enviar um comentário