sábado, 13 de outubro de 2012

Temas do Romantismo


Temas do Romantismo

Culto da Idade Média. O romantismo deixou de ter admiração por tudo quanto era greco-romano e baniu o uso da mitologia. A Idade Média, tempo admirável em que o povo ajudava os reis a criar nações e em que os mesteirais, organizados em corporações, tinham real valor, seduziu com as suas narrações cheias de peripécias os românticos, visceralmente opostos aos absolutismos e partidários em política da soberania do povo.
Esta evasão para os tempos medievos proporcionou aos escritores o contacto com lugares, factos e tipos capazes de inspirarem a imaginação mais fria: castelos musgosos, lendas e tradições, cavaleiros, monges, cruzados, mouros, judeus.
Note-se, porém, que os temas de actualidade não foram postergados (por exemplo em Viagens na Minha Terra, de Garrett) e até estiveram em voga nas poesias revolucionárias dos epígonos do romantismo, para só falarmos no caso português.

Descoberta da Paisagem. O romantismo descobriu a paisagem tal qual é no particular, e pôs de parte a natureza sempre igual e artificial dos clássicos. Postergou-se  o bucolismo de «ervas verdes e rios tranquilos». Agora, o entusiasmo vai para a paisagem agreste, exótica, para a selva virgem com a sua típica desordem, com suas asperezas e impetuosidades, com suas cataratas e rios caudalosos. A paisagem nocturna, sepulcral, luarenta, adapta-se aos sentimentos melancólicos dos autores. Às vezes, num semi-panteísmo, o  romântico vê-se embebido na mesma paisagem, a fazer um todo com ela. Ela como que se transfigura e se transforma em símbolos. O poeta romântico tem com ela uma espécie de contacto sensual que o leva ao êxtase.
A procura desta paisagem levou o escritor romântico a evadir-se no espaço e a sentir-se bem nos países de tom exótico, de gosto bárbaro e primitivo cuja cor local pinta com prazer e transmite com verdade.

O homem real. Sabemos que a beleza para o escritor clássico residia na imitação da natureza, não no particular, mas no universal. Em vez de criar tipos verosimilhantes aos seres individualizados e reais, idealizava seres com todas as perfeições e sem quaisquer defeitos.
O autor romântico procede de maneira diferente: desenterra, cria tipos humanos autênticos. Sente gosto em particularizar, em referir com pormenor os traços individuais dos heróis, sendo assim fiel à história e à cor local. Dá até preferência aos que vivem fora da lei, aos aleijões físicos e morais: o ladrão, o pirata, o assassino, o traidor, o perjuro, o incestuoso, o adúltero, a prostituta, o sacrílego, o cego, o corcunda, o mutilado. Às vezes, não teme aliar a elevação de sentimentos à hediondez física (como acontece no Quasimodo de Nossa Senhora de Paris e no Homem que Ri, de Vítor Hugo).

Pessoalismo e melancolia. O romântico porfia em expandir o que nele há de mais pessoal, desde a sensibilidade e os voos da infância até aos impulsos do subconsciente. Não admira, pois, que mostre especial predilecção pela melancolia, de todos os sentimentos o mais sentimental. Daí que, ao contrário dos clássicos, amantes da claridade mediterrânica, prefira ambientes de nebulosidade nórdica, o entardecer, o escurecer, a noite, as florestas sombrias, as cavernas, os agouros, os sonhos.

Exaltação do que é nacional e popular. A cultura francesa do século XVIII tinha unificado espiritualmente a Europa; Napoleão Bonaparte tentou a unificação política. Como reacção, os escritores românticos procuram exaltar tudo o que é nacional, tudo quanto é popular. E crêem que a alma dos nacionalismos europeus incarnou no povo na Idade Média e no povo se tem mantido inalterada. O popular e o folclórico adquirem, desta maneira, um grande prestígio junto da nova escola.
Foi por isto que a literatura romântica cedo adquiriu um carácter cívico e patriótico e enveredou a pouco e pouco pelo historicismo, tratando com muito carinho figuras nacionais.

Liberdade de inspiração. O génio criador não pode estar sujeito a normas férreas, como eram as da estética clássica. Essas normas são totalmente banidas, pois convertem a arte num puro mecanismo. O escritor romântico voa nas asas da imaginação, dos seus sentimentos e instintos. Criará obra estritamente pessoal. Não admite mais a divisão dos géneros clássicos. Com excepção do soneto, que conserva, inventa novos agrupamentos estróficos. Opõe-se tenazmente à imitação paradigmática dos escritores gregos e romanos.

Confronto entre as tendências do classicismo e do romantismo:

Classicismo
Romantismo
A razão, a inteligência
O geral, o universal
O objectivo, o impessoal
A vontade, o heroísmo
A inteligência, as abstracções
A clareza, a ordenação
O paganismo
O culto da antiguidade greco-latina
O aristocrático, o nobre, o tradicionalista
O coração, a sensibilidade, a imaginação
O particular, o individual
O subjectivo, o pessoal
A melancolia, o abatimento
As sensações, a sensibilidade
O mistério, o sonho, a meditação
O cristianismo
O culto da Idade Média e dos tempos modernos
O popular, o pitoresco, a paisagem

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