Passado em Lisboa, nesta obra conta-se a história de uma casal ( Luisa e Jorge). A acção começa quando Jorge tem que viajar para o Alentejo por motivos profissionais. Durante a ausência do marido, Luisa é inesperadamente surpreendida pela visita de Basílio, seu primo e amigo de infância com quem havia trocado algumas cartas de cariz romântico. Seduzida por Basilio, Luisa começa a ter um caso com ele.
Mas, Luisa tinha uma criada, Juliana, que, rancorosa e mesquinha, ao descobrir o segredo de Luisa e Basilio através de uma carta faz chantagem, obrigando Luisa a servi-la como se fosse ela a dona da casa, e exigindo uma quantia de dinheiro. A pobre Luisa sujeitou-se a todas as humilhações mas não tinha tanto dinheiro. Pediu-o a Basílio, mas este, já entediado das relações com Luisa e também sem dinheiro, regressa apressadamente para França.
Com a chegada do marido, a situação complicou-se ainda mais. Luisa começa a ficar doente, abatida e sem apetite, facto que preocupa e indigna Jorge. Luisa, já desesperada, numa tentativa de solucionar o problema, conta tudo a Sebastião, um amigo de Jorge que, com a ajuda de um polícia seu conhecido, consegue tirar a carta das mãos da criada. A criada assustada pela inesperada interpelação, sofre um ataque cardíaco e morre. O sucedido, enche de alegria Luisa, que julga ver acabados os seus tormentos.
Basílio tinha recebido em França uma carta de Luisa a pedir-lhe dinheiro, mais uma vez, à qual decide responder muito tempo depois de a ter recebido. Na carta promete enviar a quantia necessária para calar a criada. Esta carta acaba por ser lida por Jorge que, naturalmente, exige explicações à esposa.
Vendo-se desmascarada, Luisa adoece e não resiste à morte. Após a sua morte, Jorge abandona a casa onde haviam vivido.
Algum tempo depois, Basílio volta a Lisboa e procura Luisa. Ao ver a casa fechada, é informado que esta falecera.
Isto foi o resumo do livro "Primo Basilio" de Eça de Queiroz. É um livro bastante interessante, mas que por vezes contem algumas partes que se podem tornar aborrecidas. Para mim o mais interessante neste livro foi a maneira como Eça escreve detalhadamente todos os pormenores e caracteristicas de objectos e personagens. O que menos gostei foi o facto de ter acontecido a "traição" que é algo que a mim não me agrada e nem deve agradar a ninguém. Mais tarde irei publicar aqui no blog um texto com a minha opinião sobre a diferença de "honestidade e traição" nas amizades e nas relações amorosas como me foi pedido pelo Professor.
Sem comentários:
Enviar um comentário