Orgulho e Preconceito é o romance mais popular da autora. Esta narrativa decorre no século XIX, na Inglaterra (rural), apresenta uma escrita bastante formal.
A história fala sobre a família Bennet que vive numa quinta em Loungbourn e é constituída pelo Sr e a Sra Bennet e as suas cinco filhas: Jane, Elizabeth (Lizzy), Mary, Catherine (Kitty) e Lydia. Sra Bennet, a mãe das raparigas quer muito que estas se casem antes da morte do Sr Bennet devido à herança do local onde vivem.
A personagem principal, Elizabeth, está decidida a não seguir estas regras e a não se casar a menos que se depare com o verdadeiro amor. Esta rapariga é caracterizada como uma rapariga diferente das outras pois acaba por contornar aquilo que lhe é imposto e é ela mesma que dá um rumo à sua vida, é independente.
Entretanto chega a Loungbourn um rapaz inglês, citadino e rico, Sr Bingley, que se encontra solteiro e por este motivo a mãe das raparigas vê desde logo nele uma possibilidade de este casar com qualquer uma das suas filhas.
É organizado um baile -pelas pessoas deste local- de boas vindas. No baile Bingley espanta-se desde logo com a beleza de Jane, a irmã mais velha da família Bennet e estes acabam por dançar algumas vezes.
O rapaz não vai ao baile sozinho mas sim acompanhado pelas suas irmãs e o seu amigo Darcy.
Darcy tal como Bingley é um rapaz inglês citadino, rico e solteiro. No entanto ao contrário do seu amigo, este não é nada simpático e afável. Lizzy ouve uma conversa entre eles onde Bingley insiste para que o seu amigo dance com Lizzy e este afirma que esta não é "bonita o suficiente". Após ouvir algo como isto Lizzy fica a odiar o rapaz.
Mais tarde torna a haver um baile onde Darcy acaba por convidar Lizzy para dançar e esta, ainda um pouco contra a sua vontade aceita mas responde-lhe de uma forma bastante desprezível. Ambos acabam por se "entrelaçar" no silêncio das palavras.
Jane e Bingley apaixonam-se, o que tudo indica uma proposta de casamento mas esta não ocorre. E, numa viagem que Lizzy faz às cidades de Inglaterra, descobre que Bingley não propõe a sua irmã em casamento devido a Darcy não aprovar o casamento destes pois Jane é uma rapariga mal posicionada economicamente. Com esta notícia Lizzy fica em choque e discute com Darcy mas decide não contar nada à irmã.
Darcy, por sua vez, escreve uma carta a Lizzy pedindo-lhe desculpa e dizendo que não compreendia os sentimentos de Bingley por Jane acabando por aprovar o casamento deles.
Elizabeth e Darcy apaixonam-se e ele pede-a em casamento. Esta apercebe-se de que está verdadeiramente apaixonada e aceita.
O título "Orgulho e Preconceito" está bastante presente em toda a narrativa pois Jane é uma rapariga orgulhosa e Darcy um homem cheio de preconceitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário